Ambulatório do Curso de Medicina da Estácio FMJ amplia especialidades de atendimento à população

Publicidade

Por Elizangela Santos

Com mais de 800 atendimentos por mês à comunidade de Juazeiro do Norte, o Ambulatório Médico Elizabeth Bernardo de Oliveira, da Estácio FMJ, ampliou as especialidades médicas no local e passou a contar com Reumatologia, Urologia e Infectologia em seu quadro. As ações favorecem pacientes de vários bairros da cidade, que estão ligados às áreas de postos do Programa de Saúde da Família (PSF), com recomendação médica.

Os atendimentos têm aumentado nos últimos meses, por conta das novas especialidades. São, em média, 40 pessoas beneficiadas por dia, possibilitando à população a qualidade nos cuidados com a saúde, desde a anamnese realizada pelos acadêmicos do curso de Medicina, supervisionados pelos professores do curso.

Para que os atendimentos sejam realizados, deve haver encaminhamento por parte dos médicos dos postos. Os alunos de Medicina, da parte de internato, realizam os atendimentos iniciais com a anamnese e preenchem uma ficha de acompanhamento.

O serviço gratuito, oferecido há mais de três anos, funciona de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde. A ação de extensão conta com o importante trabalho desenvolvido por 38 médicos, além dos estudantes de Medicina e de Enfermagem dos cursos da Estácio FMJ e de seus preceptores, que realizam todo o acompanhamento.

São mais de 100 alunos envolvidos nas atividades, nos 20 consultórios em funcionamento no ambulatório. Entre as especialidades de atendimento no ambulatório estão: Pediatria Geral, Alergologia Pediátrica, Neuropediatria, Endocrinologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pneumologia, Nefrologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Psiquiatria, Cardiologia, Gerontologia, Genética, Cardiologia, Puericultura e atendimento a adolescentes.

Publicidade

Leia também