Sessão histórica reúne vereadores de Crato, Juazeiro e Barbalha

Publicidade

“Sou vereador desde 1992 e ainda não tinha visto esta união entre as três Câmaras”.

A frase do presidente do Legislativo cratense, vereador Florisval Coriolano (PRTB), resume bem o momento histórico vivido na manhã desta segunda-feira, 17 de abril, que reuniu na Câmara do Crato presidentes e vereadores das Câmaras Municipais de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

A sessão, aberta à população, debateu soluções para a problemática enfrentada por hospitais das três cidades, que encontram dificuldades em se manter com os atuais repasses financeiros. Também foi encaminhada a possibilidade de ser criada a UVECA – União dos Vereadores do Cariri e uma caravana de parlamentares do Cariri à Brasília em busca de recursos.

Além de vereadores e dos presidentes do Legislativo de cada uma das três cidades [Florisval Coriolano, do Crato; Gledson Bezerra, de Juazeiro do Norte e Vevé Siqueira, de Barbalha], o encontro reuniu vereadores e diretores de hospitais.
Para Florisval Coriolano, o encontro foi a primeira de muitas ações que serão realizadas em conjunto pelas Câmaras Municipais da Região Metropolitana do Cariri. “Hoje foi um pontapé inicial da união dos vereadores do Cariri para que aqueles que tiram voto aqui vejam a força que estamos tendo para elegê-los e que tragam benefícios para a nossa região”.

Presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra (PMN) corrobora com a opinião de Florisval ao afirmar ser preciso dar o primeiro passo em busca de recursos para o Cariri. “Por essa posição de vanguarda que estamos adotando de discutir uma questão pontual, mas a partir dela, discutir a questão do financiamento como um todo”, disse o parlamentar.

“Nas discussões entram o Hospital Regional do Cariri, os hospitais que foram fechados tanto aqui no Crato como em Juazeiro do Norte e não vamos parar. Ficar inerte é que não dá mais”, acrescenta Gledson.

As cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha marcam o início das discussões, que deverão ser expandidas para outras cidades do Cariri, como aponta o presidente da Câmara de Barbalha, Vevé Siqueira (PP).

“Precisamos cada vez mais juntar forças”, disse o presidente. “É importante que tenhamos esse problema dos hospitais de Barbalha para engrandecermos o debate, pedir forças para que possamos resolver os problemas dessas unidades de saúde”, disse Vevé.

Encontro reacende a esperança

Para o diretor-presidente do Hospital do Coração de Barbalha, João Correia Saraiva, o encontro desta manhã “reacendeu a esperança de dar uma solução aos pacientes” que demandam cirurgias cardíacas – são mais de 130. “As três Câmaras buscam o caminho mais curto para isso”, ressalta.

Segundo a administração do Hospital São Francisco, a unidade cratense não está diferente das demais instituições da região. “Tambem temos déficit financeiro, hoje principalmente na parte de obstetrícia e de UTI Neo-natal”, diz o administrador do São Francisco, Marcelo Vasconcelos. “Precisamos do credenciamento do Ministério da Saúde para que seja superado esse problema do teto financeiro”.

Outros encontros entre vereadores do Cariri serão realizados ao longo do ano. O próximo está agendado para a próxima quinta-feira, 20, durante sessão da Câmara Municipal de Juazeiro. Igualmente será programada a ida de uma caravana de parlamentares à Brasília em busca de recursos, bem como a formação de uma associação regional de vereadores do Cariri.


Robson Roque – Diretor de Imprensa – Câmara Municipal do Crato
Contato: (88) 3523-2749

Publicidade

Leia também