Morre aos 93 anos Dom Newton Holanda Gurgel quarto bispo da diocese de Crato

Publicidade

O bispo emérito, Dom Newton Holanda Gurgel, que esteve à frente do pastoreio da Diocese de Crato por oito anos e meio, faleceu na madrugada desta quinta-feira, dia 06, vítima de insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos. Ele tinha 93 anos e estava internado no Hospital São Miguel, em Crato, desde o dia 24 de março.
Sacerdotal em 17 de dezembro de 1949. Foi ainda reitor do Seminário São José de Crato e em 27 de maio de 1979 recebeu a ordenação episcopal como bispo-auxiliar das mãos do Papa João Paulo II. Foi nomeado bispo da Diocese do Crato em 17 novembro de 1993, com a renúncia de Dom Vicente, tornando-se, assim, quarto bispo diocesano.
Em seu legado como bispo, ordenou vinte e oito sacerdotes e criou quadro paróquias. Em 02 de maio de 2001, teve aceito o pedido de renúncia em conformidade com o cânon 401§ 1 do código de Direito Canônico (motivo de idade), permanecendo assim como administrador diocesano até 29 de junho de 2001. A partir daí, na condição de bispo-emérito, Dom Newton se recolheu em sua residência particular, em Crato.
Há cinco meses, no dia primeiro de novembro de 2016, ao comemorar 93 anos, dom Newton disse agradecendo a Deus por sua vida: “A nossa vida, não é suficiente para agradecermos o primeiro momento de nossa existência”.  E continuou: “Tudo é misericórdia de Deus. De manhã cedo, ao acordar, pensei lá no coração: mais um ano em que a misericórdia de Deus me concede celebrar mais uma data de nascimento, tudo por graça, tudo por bondade infinita. Uma palavra cai bem para expressar este sentimento: ação de graça, dia de oração. Gratidão à caridade, à fineza e à bondade das pessoas que me cercam, reconhecendo a bondade de Deus nas pessoas”.
E é com gratidão e pesar que a diocese de Crato se despede do seu quarto bispo diocesano. O corpo será velado na Catedral Nossa Senhora da Penha a partir das 7h de hoje. O horário da celebração de exéquias e sepultamento serão divulgados em breve.

Publicidade

Leia também