Juazeiro do Norte – Plano de Reflorestamento do Parque Ecológico das Timbaúbas é executado no encerramento da Festa Anual das Árvores

Publicidade

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP), a Autarquia Municipal de Meio ambiente (AMAJU) e a Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, em cerimônia de encerramento da Festa Anual das Árvores, na manhã da última sexta-feira, lançaram o Plano de Reflorestamento do Parque Ecológico das Timbaúbas. Na ocasião, estudantes e técnicos de meio ambiente colocaram em prática a vivência ambiental aprendida na escola durante esta semana. O prefeito municipal, Arnon Bezerra, esteve presente na solenidade e ressaltou a importância dos jovens na preservação do meio ambiente e o compromisso de cada um como cidadão de cuidar de Juazeiro do Norte.

A Campanha foi uma iniciativa da Secretaria de Meio ambiente do Estado do Ceara (SEMA) e teve início no dia 03, com uma programação voltada à educação e conscientização ambiental dos estudantes das escolas municipais EEF Edvard Teixeira Ferrer, EEF João Alencar de Figueiredo e Centro Educacional Alayde Oliveira de Andrade, que foram capacitados, através de cursos, palestras, vivências e oficinas, para serem agentes da mudança ambiental em seus bairros e comunidades.

A Festa Anual das Árvores, cujo tema “Mais árvores: mais água e mais vida”, alcançou todos os objetivos proposto pela organização do evento. O superintendente da AMAJU, Sidney Kal-Rais, destacou no encerramento das festividades o Plano de Reflorestamento do Parque Ecológico das Timbaúbas, com o objetivo de melhorar a arborização e condições climáticas da cidade de Juazeiro do Norte.

Blitz distribui 200 mudas de árvores nativas

Realizada durante toda a manhã da quinta-feira, no cruzamento da avenida Padre Cícero com a Castelo Branco, a blitz da árvoreestimulou o plantio de mudas frutíferas, uma prática saudável para melhorar a qualidade de vida, o clima e o ar do ambiente. Foram distribuídos 200 exemplares de árvores, como caju, pinha, mamão, maracujá e ipê amarelo.

Praça Cônego Climério passa por recuperação e paisagismo

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), deu início a mais uma obra de paisagismo e recuperação de praças públicas na cidade. A Cônego Climério, localizada na Rua Santa Cecília, está sendo contemplada, outra que também está passando por um processo de reestruturação é a Praça da Bíblia.

O projeto prevê recuperação do piso e de equipamentos, bem como a implantação de plantas e mais árvores no local, deixando o espaço atraente e arborizado. Cuidar do bem-estar da população juazeirense é um compromisso firmado pelo Prefeito Arnon Bezerra e que vem sendo cumprido desde o início da sua Gestão.

A Secretária Gizele Menezes incentiva e diz que a apropriação do espaço público pela população, acarreta em diversos benefícios e contribui também para que se evitem possíveis atos de vandalismos, culminando em uma sociedade mais preocupada com o coletivo. “Os espaços públicos, como as praças, se bem equipadas e em condições adequadas de uso, proporcionam à população uma melhor qualidade de vida, onde eles possam se apropriar desses espaços, tratando-os como uma extensão de suas casas”, destaca.

O morador, Manoel Bezerra, que também trabalha no local como mototaxista, diz que a recuperação que está sendo feita é de grande serventia para o bairro, pois é um local muito frequentado, principalmente por romeiros. “Realmente estava precisando de recuperação. A situação estava ruim”, alegou.

Publicidade

Leia também