Dois óbitos de bebês com síndrome congênita do zika são investigados em Pernambuco

Publicidade

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está investigando dois óbitos de bebês com Síndrome Congênita do Zika neste ano. O período analisado corresponde a 1º de janeiro a 11 de abril. O boletim, repassado pela pasta nesta terça-feira (25), ainda traz um novo caso confirmado de uma criança que nasceu com a malformação.

Ao todo, foram notificados 64 casos neste ano. Desses, 11 já foram descartados e outros 50 ainda estão em investigação. Em 2016, foram 1.093 notificações no mesmo período, com 143 confirmações, 748 descartados e 74 investigados.

Desde o início das notificações, em 2015, foram 2.312 casos notificados de Síndrome Congênita do Zika. No total, foram 116 mortes, sendo 53 natimortos, 48 neomortos de até 28 dias, e 15 pós-neonatal.

A pasta ainda destaca que nenhum dos casos tiveram a microcefalia como causa básica da morte. Dentre os 116 óbitos, 12 foram confirmados com microcefalia relacionada à infecção pelo vírus da zika e três foram descartados. Os outras causas seguem em investigação.

Síndrome

A variedade de anomalias observadas em recém-nascidos e que podem ser causadas pelo vírus da zika aponta para a presença de síndrome congênita. À medida em que os bebês foram crescendo, pais e médicos estão descobrindo uma série de complicações.

A microcefalia não é a única consequência da infecção provocada pelo vírus da zika. Outras alterações estão sendo diagnosticadas em bebês que nasceram com o tamanho da cabeça normal, mas são filhos de mulheres que tiveram zika na gravidez, como problemas motores.

g1

Publicidade

Leia também