Crato – Resumo da sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, 03 de abril

Publicidade

Resumo da sessão desta segunda-feira, 03 de abril

Pequeno Expediente

Roberto Anastácio (PTN) parabenizou a gestão municipal pelo compromisso em responder aos requerimentos dos vereadores e enfatizou a audiência pública a ser realizada na próxima sexta-feira, 7, para discutir o empréstimo de prédio do Sesi para instalação de escola municipal.

Thiago Esmeraldo (PP) cobrou a retomada de obras de pavimentação na estrada de Santa Fé e esclarecimentos sobre o fechamento da escola Presidente Vargas. O parlamentar também destacou requerimento que pede a  instalação do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) em Crato.

Pedro Alagoano (PSD) reforçou requerimento através do qual pede a desburocratização em diárias de veículos apreendidos e que estão no pátio do Demutran – Departamento Municipal de Trânsito. Sugeriu, para que isso aconteça, a anistia de alguns tipos de dívidas e o parcelamento das demais.

Pedro Lobo (PT) enfatizou requerimento no qual solicita a reposição de lâmpadas de postes em ruas de Dom Quintino, bem como a instalação de turmas voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) em instituições de ensino do Muriti.

Maurício Almeida (PDT) apresentou denúncias de que obras para construção do novo camelódromo do Crato estariam paralisadas e pediu a instalação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-I) Infantil ao citar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

Ticiana Cândido (PSDB) cobrou a atualização do layout e de dados no site da Prefeitura, a exemplo de informações biográficas de prefeito e secretários.

Adil Sampaio (PSC) afirmou que a escola Paulo Limaverde, em Santa Fé, está superlotada de alunos após transferência de estudantes do colégio Presidente Vargas e sugeriu a ampliação da instituição.

Jales Velloso (PSB) sugeriu que a Câmara convoque o engenheiro responsável pelas obras em estrada de Santa fé a fim de prestar esclarecimentos em sessão.

Renan Almeida (PEN) anunciou a realização da Semana de Saúde na Escola que ocorre de 3 a 7 de abril e visa conscientizar o combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e Chicungunya. Ressaltou a entrega de merenda nas escolas pela Prefeitura e o retorno, em breve, do Zona Azul no Centro da cidade.

O líder do governo municipal afirmou que o Centro da cidade está sendo preparado para o retorno do estacionamento rotativo. A fiscalização será feita, inicialmente, pelo Departamento Municipal de Trânsito. Em relação à obras no Camelódromo, o líder do Prefeito afirmou que até o final de semana elas estavam em andamento e buscará informações.

Antônio de Mano (PPL) frisou requerimento que pede retorno de ambulância para Ponta da Serra. Segundo conta, a comunidade do distrito recolheu 1.500 assinaturas em abaixo-assinado com a mesma solicitação.

Fernando Brasil (PP) solicitou em regime de urgência que o Governo do Estado instale uma lombada eletrônica em Dom Quintino. O parlamentar ressaltou que este requerimento é feito desde a primeira semana como vereador há oito anos.

Informou que planeja realizar uma audiência pública em Dom Quintino para discutir o trânsito do distrito junto ao Governo do Estado, Demutran e Departamento de Edificações Rodovias e Transportes (DERT).

Lunga (PSD) Pediu, por meio de requerimento, que sejam trocadas lâmpadas queimadas em postes de Dom Quintino.

Tico da Serrinha (PSC) e Vicência Leandro (PMN) agradeceram à gestão por ter atendido a requerimentos que fizeram para suas localidades, como no Barro Branco, cuja iluminação foi recuperada.

No Grande Expediente, o vereador Amadeu de Freitas (PT) registrou as manifestações de 31 de março ocorridas em todo o Brasil. Em Crato foi realizada uma caminhada do bairro Batateiras até o Centro da cidade. “Foram declarações muito fortes do povo brasileiro contra a retirada de direitos”, disse Amadeu.

O vereador também ressaltou projeto de lei para que o município mantenha psicopedagogos em escolas municipais, assim como questões ligadas ao abastecimento de água, esgoto, estação de tratamento e saneamento básico em Crato, além da qualidade da água fornecida para o bairro Vila Alta.

A Mesa Diretora também cedeu o uso da tribuna pelo radialista e dramaturgo Francioli Luciano que cobrou ações para a cultura no município do Crato. Ele sugeriu, dentre outros aspectos, a destinação de incentivos financeiros e reserva para fundo municipal de cultura para fomentar o setor. A Câmara volta a se reunir nesta terça-feira, 4, a partir das 9 horas.

Publicidade

Leia também