A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (SEDUC) iniciou, nesta segunda-feira, 17, a formação de professores do segundo ano do Ensino Fundamental

Publicidade

Realizada através de parceria entre a SEDUC Juazeiro do Norte, a CREDE 19, a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) e o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Mais PAIC), a formação dará suporte para que os professores das escolas juazeirenses possam melhorar suas práticas pedagógicas na sala da aula e fazer com o Município melhore seus índices no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).

Ao todo, são oito módulos que trarão conteúdos voltados para a parte pedagógica, teorias e práticas metodológicas de ensino que devem ampliar a capacidade de atuação dos participantes dentro de sala de aula. Segundo Josefa Luna, Gerente Regional da Crede 19, o Mais PAIC é uma ação direta do Governo do Estado, que realiza parceria com os municípios, com o objetivo de melhorar os seus índices na Educação. O programa promove intercâmbios entre escolas premiadas e escolas que necessitam melhorar seus índices de avaliação, através do compartilhamento de experiências entre elas. Dessa forma, unidades de ensino de várias regiões do Estado podem interagir entre si, trocando experiências de práticas pedagógicas bem sucedidas.

Para Maria Loureto de Lima, Secretária de Educação de Juazeiro do Norte, essa é uma parceria muito sadia, pois celebra uma harmonia de trabalho e ações que já sinalizam o fortalecimento da Rede Municipal Ensino. “Juazeiro vivencia um momento que ainda não nos atrai positivamente e temos uma obrigação muito forte de corresponder aos objetivos das crianças que vão para a escola. A nossa missão, com suporte ou não da família, é ensinar a criança a ler, escrever, raciocinar e interpretar”, disse Maria Loureto de Lima, referindo-se a responsabilidade que a escola tem, a partir de seus professores, de desempenhar um bom trabalho que traga os resultados esperados.

A Secretária ressaltou que a qualidade dos professores de Juazeiro do Norte e que, por isso, eles também têm a responsabilidade, juntamente com o apoio da SEDUC, seus parceiros e a Gestão Municipal, de melhorar a realidade da educação em Juazeiro do Norte.

Fortalecimento da educação

Especificamente para essa formação, o programa Mais PAIC e a SEDUC Ceará atuarão diretamente junto às professoras, fornecendo professores formadores para os oito módulos. A formação é voltada para professoras do segundo ano do Ensino Fundamental, pois é nesta série que a qualidade da alfabetização dos alunos pode ser verificada. É nela que o SPAECE faz suas análises e lança seus índices de avaliação.

“Atualmente, a SEDUC Juazeiro do Norte é apoiada pela Célula de Cooperação com os Municípios – CECOM, da SEDUC Ceará, e o objetivo desse trabalho que iniciamos hoje, é dar um acompanhamento às professores do segundo ano, pois Juazeiro é um Município prioritário para esse acompanhamento, visto os baixos índices que vem apresentando ao longo dos últimos anos”, ressalta Josefa Luna.

Para a professora da Escola São Geraldo, Katiana Formiga, que está recebendo uma turma do segundo ano pela primeira vez em sua carreira, essa formação traz novas perspectivas para sua atuação dentro de sala da aula. Socorro José de Sousa, Gerente Municipal da SEDUC Juazeiro do Norte para o Mais PAIC, lembra que essa formação traz a oportunidade para que as professoras possam renovar suas práticas alfabetizadoras com as crianças, repensando e revisitando suas metodologias, para que desenvolvam cada vez mais, um trabalho com profissionalismo, voltado a atender as necessidades do público com o qual estão lidando e fazendo com as crianças sejam, realmente, alfabetizadas na idade certa. A formação para as professoras do segundo do Ensino Fundamental acontece nos dias 17 e 18 de abril e terá a carga horária de 16 horas para cada módulo.

Publicidade

Leia também