Educação de qualidade em Farias Brito

A cidade de Farias Brito tem se destacado na região do Cariri , nos diferentes caminhos para uma educação de qualidade . O município conta com equipes de profissionais qualificados, escolas modernas e equipadas , abastecidas de merenda escolar , além do transporte de alunos dentro do padrão exigido , no quesito segurança . O prefeito municipal José Maria , tem acompanhado de perto todas as escolas , e buscado novos recursos para se investir mais ainda no setor , que é uma das prioridades de sua gestão .

1º Fórum de Direitos LGBT debate efetivação e garantia de direitos

Com o intuito de apresentar os membros do novo Conselho Municipal dos Direitos LGBT de Juazeiro do Norte, juntamente com o Plano de Ação para o ano de 2017, foi realizado nesta sexta-feira, 28, no Serviço Social do Comércio (SESC), o 1º Fórum de Direitos LGBT, adotando na sua primeira edição o título ‘Respeito por Direitos’.
Estiveram presentes a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Isabela Bezerra, e demais representantes Governamentais, da sociedade civil, estudantes universitários e o presidente da Comissão de Direitos de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da subsecção em Juazeiro do Norte, Tiago Callou.
O evento está sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos LGBT, que tem como presidente, Brenda Vlasack, e é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho. “Iremos nos empenhar para a criação de uma cultura de respeito. Precisamos romper paradigmas e trabalhar para uma sociedade sensível”, afirmou em sua fala.
O Fórum reiterou a importância de problematizar normatizações, naturalizações e dicotomias, de maneira que envolvam a compreensão das diversidades sexuais e de gênero. Dessa forma, será possível criar políticas públicas para zelar pelo cumprimento dos direitos de cidadania da população LGBT.
A Secretária da SEDEST, Isabela Bezerra, em sua fala de abertura do fórum, parabenizou a atuação do Conselho e o empenho em debater com a sociedade. “A realização desse primeiro Fórum mostra o quanto todos os envolvidos, que encabeçam o Conselho de Direitos LGBT, estão focados em traçar e planejar objetivos. É dessa forma que a gestão quer sensibilizar a sociedade, através do debate”, disse.
Plano de Ação 2017 – primeiros passos
Para execução do plano, algumas ações já estão em prática, a exemplo das buscas de dados estatísticos junto às Delegacias do Município, como os números de atendimentos e encaminhamentos mensais dos casos de preconceito e discriminação com a população LGBT, formação de grupos temáticos e comissões e a capacitação com Conselhos Tutelares.
A presidente do Conselho, Brenda Vlasack, também desenvolve importante trabalho de discussão de gênero no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro João Cabral. Segundo o diretor da Proteção Social Básica, Sandoval Barreto, a equipe técnica da SEDEST está se empenhando para que em todos os nove CRAS do município, seja desenvolvido trabalhos como esse. “Saímos daqui como multiplicadores, garantindo que todos os CRAS de Juazeiro terão grupos de gênero, vamos fortalecer os direitos para romper com as desigualdades”, afirmou.
Para encerrar o Fórum, Brenda Vlasack apresentou os passos seguintes, envolvendo pastas, como a cultura e educação para o desenvolvimento dos trabalhos. Entre elas, a promoção de denúncias de toda e qualquer atitude de discriminação à população LGBT; garantia de acessibilidade do cidadão LGBT a todos os ambientes, inclusive os que prestam serviços públicos e privados; realização de palestras nas escolas sobre o tema LGBT; formação e capacitação contínua na temática da diversidade de orientação sexual e identidade de gênero dos profissionais da rede socioassistencial, bem como para os próprios conselheiros; participação social no processo de formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas para LGBT; fomento a projetos e atividades de entidades privadas e da sociedade civil sobre o tema da diversidade de orientação sexual e identidade de gênero; realização e apoio à campanhas voltadas à população LGBT e capacitar, monitorar, avaliar e divulgar regularmente as ações do Conselho.
Após as falas dos membros do Conselho, foi aberto para aos participantes apresentarem suas demandas e sugestões.

Prefeito do Crato se reúne com sindicato dos servidores municipais e apresenta Projeto de Lei e calendário de pagamento

O prefeito do Crato Zé Ailton Brasil se reúne com representantes do Sindicato dos Servidores Municipais, sexta-feira, dia 28 de abril. Na ocasião será assinado o projeto de Lei a ser enviado à Câmara que institui a Mesa Municipal de Negociação Permanente (MENP) que se propõe a constituir um canal permanente de negociação entre a gestão e os servidores públicos do Município do Crato representados por suas entidades sindicais. Esse projeto objetiva entre outros aspectos melhorar continuamente o serviço público, promovendo ainda, o direito de cidadania e o desenvolvimento sustentável.

 

A MENP irá aprimorar a relação de trabalho entre a Gestão e seus servidores e contribuirá para a melhoria do desempenho e a eficácia profissional dos quadros funcionais, assegurando a valorização e a capacitação profissional dos Servidores Públicos Municipais.

 

Na ocasião será divulgado também, o calendário anual de pagamento dos servidores públicos municipais. Uma das premissas fundamentais do Governo Municipal é a organização financeira do Município, garantindo ao servidor o recebimento de sua remuneração sem atrasos e em prazos pré-estabelecidos para que o servidor possa organizar com tranquilidade sua vida financeira.

 

Desta forma, o Calendário divulgado especifica que os servidores municipais do Crato receberão seus vencimentos no 1º e 2º dia útil do mês seguinte, atendendo uma reinvindicação antiga dos servidores públicos.

 

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

SERVIDORES EFETIVOS E CARGOS COMISSIONADOS

MÊS DATA DE PAGAMENTO
ABRIL A DEZEMBRO 1º Dia útil do Mês Seguinte (Secretaria de Educação)

2º Dia útil do Mês Seguinte (Demais Secretarias)

ABRIL 02/05/2017 (Secretaria de Educação)

03/05/2017 (Demais Secretarias)

MAIO 01/06/2017 (Secretaria de Educação)

02/06/2017 (Demais Secretarias)

JUNHO 03/07/2017 (Secretaria de Educação)

04/07/2017 (Demais Secretarias)

JULHO 01/08/2017 (Secretaria de Educação)

02/08/2017 (Demais Secretarias)

AGOSTO 01/09/2017 (Secretaria de Educação)

04/09/2017 (Demais Secretarias)

SETEMBRO 02/10/2017 (Secretaria de Educação)

03/10/2017 (Demais Secretarias)

OUTUBRO 01/11/2017 (Secretaria de Educação)

03/11/2017 (Demais Secretarias)

NOVEMBRO 01/12/2017 (Secretaria de Educação)

04/12/2017 (Demais Secretarias)

DEZEMBRO 02/01/2018 (Secretaria de Educação)

03/01/2018 (Demais Secretarias)

Nota: os servidores temporários de todas as secretarias e órgãos receberão sua remuneração até o dia 10 do mês seguinte.

Servidores municipais de Caririaçu recebem pela quarta vez consecutiva salário dentro do mês trabalhado

O prefeito de Caririaçu, Edmilson Leite (Foto), segue a risca seu compromisso com os servidores daquele município.
Pelo quarto mês consecutivo, o “Bigodinho” efetuou nesta sexta-feira (29) o pagamento do salário do mês de abril para todos do quadro efetivo da atual gestão. O dinheiro já está nas contas antes do final do mês trabalhado.
Mais uma vez, o prefeito Edmilson Leite, mostra que é possível pagar em dia, quando se tem compromisso com os funcionários da municipalidade, reiterando o desejo de continuar honrando com o jeito sério de governar.

flaviopintonews

Governo de Várzea Alegre distribui repelentes para gestantes

O Governo de Várzea Alegre, com ações das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, fez a entrega nesta manhã de quinta-feira, 27, no auditório do CSU – Centro Social Urbano de kits de repelentes para mães gestantes integrantes do Cadastro Único.

 

O evento contou com as presenças do secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, da primeira-dama Sônia Fortaleza e de colaboradores da Saúde e da Assistência Social.

 

São 150 mães gestantes beneficiadas por estarem com o pré-natal em dia e serem beneficiárias dos programas da rede de proteção social dos governos como o Bolsa Família e outros.

 

Cada mãe recebeu um kit com dois repelentes e essa distribuição será realizada a cada dois meses, segundo informou a secretária municipal de Assistência Social, Laura Alves.

 

Ainda de acordo com ela, essa ação é mais um trabalho do Governo Municipal, unido aos ministérios do Desenvolvimento Social e Agrário e da Saúde contra as arboviroses prevenindo a contaminação pelo mosquito aedes aegypti com dengue, zika e chikungunya. Os recursos para aquisição dos repelentes são do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, por meio do programa Bolsa Família.

 

As mães foram orientadas sobre os perigos das arboviroses, como usar corretamente os repelentes e da importância da proteção para uma gravidez saudável. Essas orientações foram repassadas em palestra proferida pela Dra. Carízia Gonçalo.

 

Segundo Laura Alves, o prefeito Zé Helder tem convocado todas as secretarias a unir forças contra as arboviroses e também pelas ações que tenham como resultado melhorar a qualidade de vida da população.

 

Assessoria de Comunicação

Reportagem: Marco Filho

Foto: Augusto César

E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

Governo aprova US$ 1,6 bi em crédito externo a Estados e municípios

O governo deu aprovação a US$ 1,57 bilhão em empréstimos no exterior de Estados, municípios e de uma agência estatal de inovação.

Paralisadas desde o ano passado, novas recomendações de financiamento externo estavam com os critérios sob reavaliação no Ministério do Planejamento.

Nesta sexta (28), foi aprovado o financiamento a 17 projetos, 16 deles em cidades ou Estados com boa nota de crédito nos critérios do governo (rating A e B).

Assim, os maiores Estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) ficaram de fora dessa leva de autorizações. Rio e Minas decretaram calamidade financeira, São Paulo tem nota D.

Em meio a um racionamento de água, em razão da baixa vazão de seus reservatórios, Brasília recebeu a aprovação para obter um financiamento de R$ 41 milhões do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

No Estado de São Paulo, apenas Atibaia foi contemplada com a autorização de tomar emprestado R$ 34 milhões para um programa de desenvolvimento urbano.

A maior parte dos recursos, porém, é para a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do governo federal, que obteve autorização para captar US$ 600 milhões com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Os empréstimos são com organismos internacionais, como o BID, Fonplata e CAF (financiadora de projetos na América Latina).

Além da nota de crédito dada pelo Tesouro Nacional, as novas autorizações levam em consideração a capacidade de pagamento e a trajetória de endividamento do Estado e do município no longo prazo.

Esses empréstimos têm o governo federal como fiador. Em caso de não pagamento, como ocorre com o Rio atualmente, os compromissos são honrados pela União.

Além da análise de crédito, o Ministério do Planejamento dará vantagem a projetos de setores considerados “prioritários”. O que receberá maior pontuação é saneamento, seguido de pesquisa e desenvolvimento, meio ambiente, energia sustentável e mobilidade urbana.

Regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) também passam à frente na fila de pedidos.

A aprovação no Ministério do Planejamento é a primeira etapa do financiamento, que ainda passa pelo Ministério da Fazenda e pelo Senado.

A expectativa é que, com os novos critérios, o trâmite ganhe velocidade e o empréstimo possa sair em até 15 meses. Hoje, leva até dois anos. Com informações da Folhapress.