Tromba d’água é registrada na orla marítima de São Luís

Publicidade

Uma tromba d’água foi registrada no final da manhã deste sábado (25), na orla marítima de São Luís. O fenômeno que é um tornado que acontece sobre a água, ocorreu na Praia de São Marcos, na Avenida Litorânea, na capital.

No vídeo enviado ao G1 pelo leitor Paulo Moreira é possível observar a tromba d’água circulando em formato de um funil sobre o mar, na capital.

Segundo o meteorologista Márcio Elói, este tipo de fenômeno da natureza é muito comum e pode causar grandes destruições, dependendo da intensidade da pressão do ar e também da temperatura durante a sua formação. “A tromba d’água é muito comum sim e ela pode chegar até a um estágio de uma bomba atômica, caso façamos uma comparação, mas isso depende de fatores como velocidade, intensidade, temperatura”, explicou.

No entanto, o meteorologista pontua que em regiões próximas a linha do Equador, como é o caso do estado Maranhão, a tromba d’água perde a sua intensidade evitando acidentes naturais. “O tornado não atinge uma intensidade alta por estarmos próximos da linha do Equador”, finalizou.

Tromba d’água
Trombas de água ou trombas d’água são mais comuns em áreas com domínio de clima tropical, em latitudes maiores, porém zonas temperadas também relatam ocorrências, como na Europa e nos Grandes Lagos da América do Norte.

Em algumas áreas, principalmente no Brasil, ainda são popularmente confundidas de maneira incorreta com qualquer ocorrência de chuva forte em uma pequena região.

g1

Publicidade

Leia também