Resumo da sessão de segunda-feira, 13 de março

Publicidade

A Câmara Municipal do Crato esteve reunida na 9ª sessão ordinária, realizada na manhã desta segunda-feira, 13 de março. Acrescidos aos requerimentos dos parlamentares – que são solicitações que visam atender aos anseios da população cratense -, vereadores apresentaram outras demandas no Pequeno e no Grande expedientes. A Câmara também abriu espaço para que cratenses apresentem suas demandas.
Confira resumo do Pequeno Expediente:
Roberto Anastácio (Bebeto, PTN): Solicitou à Prefeitura a limpeza da quadra do Mutirão e a resolução de problemas com a iluminação pública em via que dá acesso ao Conjunto dos Artesãos.
Jales Velloso (PSB): Requereu a revitalização de trecho da Avenida José Alves de Figueiredo, próximo à conhecida ‘Ponte de Bia’ e o retorno do carro fumacê como estratégia de combate ao mosquito da dengue em Crato.
Thiago Esmeraldo (PP): Parabenizou o Rotary Centro pela realização do Interclubes. Também comentou a visita que fez ao Sítio Fundão quando tratou sobre a implantação de projeto que busca novas abordagens educacionais a partir do contato com a natureza.
Amadeu de Freitas (PT): defendeu-se de críticas que recebeu por ter solicitado a realização de concurso público em Crato. “A imprensa precisa lidar com esse tipo de comportamento pela defesa do concurso. Não é porque eu participo do governo que não vou ser coerente. Não foi nenhuma crítica ao governo municipal”, disse o parlamentar.
Pedro Lobo (PT): comentou visita que fez junto ao secretário de Saúde do Crato a postos de saúde do município. Ressaltou, também, ofício enviado à Câmara pelo deputado federal José Nobre Guimarães sobre os recursos que destinou ao município, como o enviado para a reforma do Terminal Rodoviário Wilson Roriz.
Maurício Almeida (PDT): Morador do Belmonte, o parlamentar parabenizou o Governo do Estado pela inauguração da Vila da Música na Sociedade Lírica do Belmonte. Ele ainda pediu melhorias no calçamento em pedra tosca da cidade e afirmou não enxergar desenvolvimento do Futsal em Crato, mesmo com o município dotando de várias quadras para a prática desta modalidade esportiva.
Lunga (PSD): Pediu o envio do carro fumacê aos distritos Ponta da Serra e Dom Quintino. “Já fizemos vários requerimentos e não fomos atendidos”, disse. Pediu que a Secretaria de Obras analisasse, por meio de visita, a situação das ruas em Dom Quintino devido aos estragos causados pelas chuvas, além de melhorias para a iluminação daquela localidade. “Espero que Dom Quintino seja visto com olhos diferentes dos olhos da gestão passada”, declarou.

Leia resumo do Grande Expediente

Renan Almeida (PEN): Líder do prefeito Zé Ailton Brasil na Câmara, Renan Almeida comentou a postura do vereador Amadeu de Freitas ao afirmar que a gestão municipal não entende a solicitação de concurso público como posicionamento de oposição ao prefeito.
O vereador destacou os valores de salários ofertados em seleção pública que receberam críticas da vereadora Ticiana Cândido (PSDB). Segundo Renan, a Prefeitura do Crato tem buscado pagar o teto salarial. Em aparte, Ticiana reiterou o pagamento abaixo do valor devido.
Ainda em sua fala no Grande Expediente, o líder do prefeito disse que o Projeto Boa Noite, que combate o mosquito aedes aegipty, será retomado com as contratações a serem feitas até o final desta semana. Esclareceu que o carro fumacê pertence ao Governo do Estado e que reparos pontuais são feitos na iluminação pública até que toda a equipe seja contratada, o que permitirá agilidade às ações.

Fernando Brasil (PP): Destacou os requerimentos que tem feito para o distrito Dom Quintino. “São pedidos incansáveis do vereador. Nosso distrito precisa de praticamente tudo”. O parlamentar informou que o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, tem feito mapeamento de ruas desgastadas devido às chuvas. “Não é fácil fazer as coisas na época invernosa”, avaliou.
Atendimentos veterinários gratuitos

Como tem feito, a Mesa Diretora abriu espaço para cidadãos durante o grande expediente. Representantes da Associação de Proteção à Vida (Aprov) comentaram requerimento do vereador Fernando Brasil que pede a criação de quatro pontos para atendimentos veterinários gratuitos em Crato. A associação se colocou à disposição em ser parceira junto ao poder púbico e pediu que a proposta fosse levada adiante.

Entrega de casas

Representantes de moradores de um dos conjuntos do Minha Casa, Minha Vida em Crato usaram a tribuna para cobrar a data de entrega de casas do programa. Segundo apresentaram, elas deveriam ter sido entregues em outubro de 2015. A Câmara poderá realizar uma audiência com membros da Caixa Econômica Federal, poderes públicos e de construtora para tratar dessa questão.

Ajuda financeira

Já a estudante Gabriela Lóssio pediu a colaboração dos vereadores para o pagamento de passagens, alimentação e hospedagem em Fortaleza. Ela viajará a capital para representar Crato no Miss Teen Ceará.

Uma comissão de vereadores foi formada para buscar aporte financeiro junto a Secretaria de Cultura do município. A Câmara volta a se reunir na décima sessão ordinária a partir das 9 horas desta terça-feira, no Plenário Paulo Bezerra.

Resumo da sessão desta terça-feira, 14 de março

A Câmara de Vereadores do Crato voltou a se reunir nesta terça-feira. Aprovou requerimentos, que são solicitações dos parlamentares que visam atender aos anseios da população cratenses e novamente abriu espaço para a participação popular.

Confira resumo das atividades em Plenário desta terça-feira:

Roberto Anastácio (Bebeto, PTN) comentou a possibilidade de a escola estadual Presidente Vargas fechar. Ela é localizada no bairro Mirandão e, segundo a Crede 18, encerrou o ano letivo passado com apenas 31 alunos nos três anos do ensino médio.

“Sabemos que a educação é o caminho para a aquisição de conhecimento. Peço que isso não venha a acontecer. Acho um crime fechar uma escola nos tempos de hoje”. O parlamentar também discursou sobre possível fechamento de creche na Vila Lobo.

Pedro Alagoano (PSD) citou a importância da Vila da Música, inaugurada pelo Governo do Ceará no sábado (11), no Belmonte, e pediu que os vereadores acompanhassem os trabalhos da Vila da Música para que as atividades desenvolvidas por ela permaneçam.

Ainda requereu recuperação de estrada na Vila Guilherme, especialmente para permitir a condução de estudantes pelo transporte escolar. Igualmente, revelou ter recebido denúncias de que pessoas têm abandonado animais na porta do Centro de Zoonoses e pediu providências quanto a isto.

Amadeu de Freitas (PT) homenageou o repórter João Vieira, da Rádio Princesa que após três anos cobrindo jornalisticamente a Câmara Municipal do Crato, desempenhará suas atividades profissionais noutra cidade. “É um jovem talentoso, um radialista discreto, cujo trabalho é pautado pela ética”, comentou Amadeu.

O vereador abordou a situação de estudantes do bairro Grangeiro e do Lameiro que não poderão estudar a noite no Colégio Estadual, cujo Ensino Médio funcionará em tempo integral nos períodos manhã e tarde. Também pediu cautela quanto ao fechamento da escola Presidente Vargas, sugerindo que os vereadores mantenham contato e busquem informações sobre o assunto junto à Crede 18, que coordena as escolas municipais.

Adil (PSC) referiu-se ao requerimento que fez para que a Prefeitura do Crato reveja o nível de calçadas da Ladeira na Rua Coronel Luiz Teixeira. Segundo o vereador, os pedestres disputam a via com os veículos por não poderem caminhar sobre as calçadas irregulares e disse já ter presenciado acidentes causados pelo desnível.

Fernando Brasil (PP) discorreu sobre o transporte escolar ao afirmar não entender recomendações de que estudantes não possam ser conduzidos em veículos tipo “D-20”. Segundo o parlamentar, existem localidades, especialmente na Zona Rural, que os veículos recomendados não conseguem ter acesso. Do mesmo modo, evidenciou o aumento no preço do litro de gasolina.

Jales Velloso (PSD) reforçou a informação de Fernando Brasil de que em determinadas localidades do Crato somente veículos como a “D-20” podem ter acesso e pediu a fiscalização no trânsito seja intensificada.

Renan Almeida (PEN) afirmou que a Prefeitura divulgará um calendário para a coleta de lixo em Crato e pediu que os moradores somente coloquem os resíduos nas calçadas nos dias e horários especificados para suas ruas com base no calendário.

Líder do prefeito Zé Ailton Brasil na Câmara, Renan Almeida comentou as demandas apresentadas durante a sessão relacionadas à escola José do Vale. Segundo a vereadora Vicência (PMN), a escola não tem espaço para os mais de mil alunos que nela são matriculados.

Segundo Renan, uma ampliação da escola demandaria tempo, enquanto o início do ano letivo está programado para 27 de março. Desta forma, os estudantes serão encaminhados para o Colégio Municipal.

Sobre o Centro de Zoonoses o parlamentar enfatizou duas visitas feitas àquele equipamento pelo secretário de Saúde, André Barreto. Um Projeto de Lei dará entrada, segundo informa o líder do prefeito, para tratar o controle de natalidade dos animais em Crato.

Grande Expediente

Pedro Lobo (PT) reforçou ser desejo do Governo do Ceará manter as escolas e não fechá-las e apresentou informes sobre as manifestações que serão realizadas em todo o país nesta quarta-feira (15). “Precisamos mobilizar o povo para ir às ruas”, disse.

O Governo Federal também ganhou destaque por meio de críticas do vereador ao que chamou de retirada de direitos dos trabalhadores através das reformas da previdência e trabalhista, assim como das propostas de terceirizações.

Roberto Anastácio (Bebeto, PTN) novamente discorreu sobre o fechamento da escola estadual Presidente Vargas e deu ênfase às duas propostas feitas por ele de que o prédio do Sesi se transforme em escola modelo em tempo integral para o município e o colégio Presidente Vargas passe a ser a terceira escola de ensino profissionalizante em Crato.

Publicidade

Leia também