Quixadá – Chuva de 100mm causa alagamentos e transtornos em vários bairros

Publicidade

Aproximadamente uma hora de chuvas foi o suficiente para provocar alagamentos e causar transtornos em vários bairros de Quixadá, no Centro do Estado. Além do entorno do terminal rodoviário da cidade, onde o problema persiste há mais de duas décadas, noutros pontos, como a Rua Padre Cícero, no bairro Triângulo, após nove anos os moradores voltaram a viver o drama da água invadindo suas casas.
A Avenida José Caetano voltou a se transformar em um rio. A água correu até por áreas mais altas, como o Centro e no Planalto Universitário.
No início desta manhã a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) havia registrado 21,9 milímetros, no posto do açude Pedras Brancas. Entretanto, nos pluviômetros instalados em algumas residências, na cidade, as chuvas do início da noite deste domingo (6) chegaram aos 100 mm.
Conforme dados da Funceme, durante todo o mês de janeiro deste ano choveu 72,7mm em Quixadá, dentro da média histórica. Em fevereiro foram 235,6mm, com um desvio pluviométrico positivo de 130,6mm. Neste mês de março, em cinco dias, havia chovido apenas 38,4mm. A média é de 171,1mm.
Embora a população tenha esperado uma enchente na última quinta-feira (2), conforme havia alertado a Defesa Civil do Ceará para possibilidade de vendaval, com chuvas intensas e raios, o prognóstico se confirmou nesta cidade somente 48 horas depois, com trovoadas e raios e dessa vez os bairros Baviera, Carrascal e até o acesso à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Renascer, foi interrompido.
A reportagem do Diário do Nordeste percorreu a cidade à procura dos pontos críticos e não conseguiu ter acesso a alguns locais, como o Conjunto da Palha. A água voltou a invadir várias casas, todavia não houve registro de danos mais grave. Apenas uma árvore caiu na pracinha do Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo.
Previsão meteorológica
Apesar das chuvas terem parado o dia amanheceu nublado em Quixadá. A Funceme prevê para esta segunda-feira (6) mais possibilidade de chuvas, isoladas, em todo o Estado. Esse quadro deve prosseguir nesta terça e quarta-feira, com chuvas em todas as regiões.
Esse quadro está sendo provocado por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), um sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12Km de altura sobre o leste da Bahia. Na imagem do satélite GOES-13, canal Visível, das 8h local, é possível observar nuvens mais significativas sobre o sul do Ceará.
Ainda de acordo com a Funceme, o outro sistema meteorológico responsável chuvas no Estado, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se afastou do norte do nordeste brasileiro.
Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos. Participe do Diário Sertão Central através do WhatsApp 55 88 9 9970 5161

Publicidade

Leia também