Moradores denunciam desmatamento em APA durante o carnaval na Bahia

Publicidade

Os moradores do bairro de São Marcos, em Salvador, denunciam o desmatamento repentino de uma área de reserva de Mata Atlântica. A derrubada das árvores começou na sexta-feira de carnaval, no dia 24 de fevereiro.

“É uma área que tem nascente, é uma área de preservação ambiental. E é assim, está aberto. Acabou com metade da floresta”, conta Deise Lima, supervisora de Recursos Humanos e moradora do bairro.

Local desmatado é Área de Proteção Ambiental (APA) em Salvador (Foto: Imagens / TV Bahia)Local desmatado é Área de Proteção Ambiental
(Foto: Imagens / TV Bahia)

No local do desmatamento, consta uma placa atestando de que se trata de uma Área de Proteção Ambiental (APA). Até esta quarta-feira (1º), os moradores não sabiam informar quem é o responsável pela derrubada das árvores.

Assim que perceberam o que estava acontecendo, os moradores disseram que procuraram a Polícia Ambiental e a Secretaria de Urbanismo de Salvador (Sucom) para fazer a denúncia.

A Sucom emitiu auto de infração, um embargo administrativo e também notificou os trabalhadores que operavam máquinas no local. Os moradores da área dizem que o desmatamento só foi interrompido depois que algumas máquinas foram apreendidas.

Sobre o caso, o Ministério Público disse que solicitou à Companhia de Polícia Ambiental e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedur) uma apuração para saber se houve crime. Caso isso seja confirmado, disse vai pedir a punição dos responsáveis.

Já a Polícia Ambiental contou que o desmatamento foi feito por uma construtora – que não teve nome informado -, e que o relatório da apuração será encaminhado para a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente.

Morador da região, o aposentado Jorge Leal mostrou indignação. “A princípio, sentimento de espanto. Fizeram uma coisa muito violenta, rápida e que está deixando todo mundo triste. Fora os animais, micos. Todos os animais gritando. Realmente, foi triste”, contou.

g1

Publicidade

Leia também