Tesouro a bordo: temporada de cruzeiros traz US$ 105 milhões ao Rio

Publicidade

Nesta temporada de cruzeiros, iniciada em outubro de 2016 e com término no final de março, o Rio de Janeiro recebe 93 navios de passageiros. Somente no Carnaval, são 14 transatlânticos atracando no Píer Mauá.

A previsão total é da chegada ao Rio de 350 mil pessoas embarcadas, incluídos nesta conta os tripulantes dos navios, conforme declarou à Sputnik Brasil o gerente de operações do Píer Mauá, Alexandre Gomes, oficial da Marinha Mercante.

“Quando nós falamos de turistas, incluímos nessa conta, além dos passageiros, a tripulação, que é tão turista quanto o próprio passageiro, que frequenta e consome na cidade”, esclarece o gerente do Píer Mauá. “Para esses 350 mil turistas que esperamos receber durante toda a temporada, numa conta rápida, feita com base em estudos da Abito – Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional, estimamos que só nesta temporada em torno de US$ 105 milhões serão injetados na economia da cidade, em tudo que os turistas consomem, de outubro até o final da temporada, em março.”

Alexandre Gomes compara o movimento na área entre os Carnavais de 2016 e 2017:

O resultado vai ser bem parecido, porque no ano passado o Carnaval foi um recorde mundial. Batemos o recorde de navios atracados ao mesmo tempo no Porto do Rio, sendo operado por um único terminal de cruzeiros. Nós tivemos, ao mesmo tempo, 10 navios operando. Isso tudo foi muito grande para a história do cruzeiro marítimo brasileiro, carioca e mundial. Este ano, apesar de estarmos recebendo 7 navios, a movimentação de passageiros é estimada que seja a mesma, porque são navios muito maiores. Cinco deles permanecem da noite de domingo de Carnaval para segunda-feira, ou seja, vai ser um Carnaval muito grande, tanto quanto foi o do ano passado, se formos pensar em movimentação. E a estrela dessa festa toda este ano está sendo um navio que elegeu o Rio de Janeiro para passar o Carnaval. O ‘Regata’, considerado um navio 6 estrelas, com pessoas de todo o mundo. Chega sexta-feira, 24, e só vai embora na terça-feira, 28. É como se fosse a cereja do nosso bolo dessa temporada de Carnaval.”

Alexandre Gomes diz ainda que, em termos de Segurança Pública, não há motivos para preocupação. Há um intenso patrulhamento na região por parte da Polícia Civil, da Guarda Municipal e da Marinha, já que, bem próximo ao Píer, está instalada a sede do 1.º Distrito Naval. Segundo Gomes, “nem um único incidente foi registrado no período de Carnaval de 2016, e assim será neste mesmo período de 2017”. (Sputnik Brasil)

Publicidade

Leia também