Secretaria de Saúde e SESC realizam ações de prevenção às DST/AIDS

Publicidade

A Secretaria de Saúde, através dos Núcleos de Epidemiologia, Assistência à Saúde da Família, Infectologia, Atenção Básica, Mobilização Social e Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhado, em parceria com o Serviço Social do Comércio – SESC estão realizando a Campanha “Caia na folia com sua saúde em dia”, através de ações durante os dias que antecedem o período oficial do Carnaval, com o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção das DSTs/AIDS.

Na tarde desta quarta-feira, a equipe fez um evento na unidade do SESC, com aplicação do teste rápido de glicemia, divulgação dos trabalhos em saúde do trabalhador e distribuição de preservativos. Na quinta, pela manhã, houve uma blitz na Avenida Padre Cícero, ao lado do Cariri Garden Shopping, com distribuição de cartilhas informativas e preservativos.

À tarde, a equipe fez ainda uma marcha saindo da Praça da Prefeitura em direção à Unidade do Sesc, na Rua São Pedro. As ações estão contando também com o apoio da Banda de Música Municipal, com músicas carnavalescas e animação aos participantes e o público. Na sexta-feira, 24, haverá ainda blitz na rodoviária, abordando os passageiros que vão viajar e que chegam para curtir o carnaval.

Números de casos de Aids no CE

No Ceará, foram notificados 17.536 casos de AIDS, entre os anos de 1983 até o início de fevereiro de 2017. A taxa de mortalidade no Estado vem se mantendo abaixo da média nacional desde 2007, variando entre 3,0 a 4,4 óbitos a cada 100 mil habitantes. A maior ocorrência da doença no Ceará é em pessoas na faixa etária adulta de 30 a 39 anos, seguida dos adultos jovens de 20 a 29 anos.

Devido aos índices em todo o Estado, é necessário orientar a população sobre as formas de prevenção, além de alertar sobre os testes para diagnosticar as Doenças Sexualmente Transmissíveis. “É fundamental lembrar a importância de fazer os testes para Aids, Sífilis e Hepatites que se encontram disponíveis nos serviços de saúde. Qualquer usuário que deseje realizar o exame deve procurar o Serviço de Infectologia de Juazeiro do Norte que terá assegurado o seu direito”, afirma a coordenadora do Núcleo de DST/AIDS e Hepatites Virais, Geni Oliveira Lopes.

FOTO: HELIO

Coordenação de Comunicação

Prefeitura de Juazeiro do Norte
Informações para imprensa: (88) 3566-1002
E-mail: imprensa@juazeiro.ce.gov.br
Site: www.juazeiro.ce.gov.br

Publicidade

Leia também