Juazeiro do Norte – Secretária de Educação e Professores efetivos debatem ampliação de cargas horárias de trabalho

Publicidade

A Secretária de Educação de Juazeiro do Norte, Maria Loureto de Lima, recebeu professores efetivos da Rede Municipal, para conversar sobre possíveis ampliações de suas cargas horárias de 100 para 200 horas. A mudança se daria através da participação destes servidores, em processo de contratação de professores temporários. A reunião aconteceu na última quinta-feira, na sede da Secretaria.

A Secretaria de Educação (SEDUC) deverá verificar junto à Procuradoria Geral do Município se há alguma possibilidade, dentro da lei, de os professores efetivos da rede municipal, com carga horária de trabalho de 100 horas, participarem da seleção para temporários que a SEDUC está preparando para breve. Caso seja possível, a Secretária Maria Loureto explica que a SEDUC deverá considerar alguns pontos importantes no histórico desses profissionais, que poderão habilitá-los, ou não, à participarem do processo seletivo, como competência, comprometimento e assiduidade no trabalho.

A SEDUC aguarda da Gestão Municipal um parecer sobre a viabilidade financeira para novas contratações de professores temporários, de modo que os recursos do FUNDEB não sejam onerados ainda mais com pagamentos salários. Para ajudar a contornar a situação, estão sendo feitas avaliações de alguns professores que estejam com funções readaptadas no setor público, ou seja, que por algum motivo, geralmente de saúde, tiveram teve seu trabalho readequado, uma vez que suas situações não permitiam que estivessem em sala de aula. E esse é um dos motivos para que se haja contratação de servidores temporários na Educação.

“Sabemos que hoje a Educação de Juazeiro do Norte tem suas dificuldades, pois muitas dessas readaptações não obedeceram a determinados critérios. Mantemos contato com a Previjuno e tomamos conhecimento que muitos desses professores estão convocados para passarem por perícia médica, que irá avaliar se, realmente, essas pessoas continuarão em processo de readaptação ou se retornarão, dentro de cada caso específico, a assumir sala de aula”, afirma a Secretária Maria Loureto.

Publicidade

Leia também